REALISMO NA ARTE

Aerografia - Pintura Realista Marilyn Monroe
Segundo a artista visual Laura Aidar, o realismo é uma tendência estética surgida na Europa durante a segunda metade do século XIX.
Foi um rompimento do homem com aquilo que era subjetivo, sagrado e idealizado. Essa ruptura se deu nas artes plásticas, na arquitetura, na escultura. Nas artes de um modo geral.
É importante contextualizar e entender o ambiente naquele século para entender como se deu essa quebra de paradigmas, pois todas as mudanças não surgiram do nada.
A sociedade europeia passava por uma transformação muito grande, no que diz respeito ao avanço tecnológico: a REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. O padrão agro e rural, a sociedade romântica, "sagrada" e bucólica se contrapunha aos novos ventos da modernização e o advento das  máquinas, do êxodo rural e ao cientificismo. 
Nesse contexto histórico, o homem se torna o centro. 
Naquele momento, passou-se a acreditar que, com a natureza "dominada", era preciso haver maior objetividade e realismo também nas expressões artísticas, rejeitando todo tipo de visão subjetiva ilusória.
Imbuído de todo esse sentimento humanista, os artistas da época começavam  a retratar a realidade de sua época. 
Mas tempos a frente, em meados de 1960, uma nova corrente surgiu: o hiper-realismo. Com uma crítica muito forte a arte realista, o modernismo inferiorizava esse tipo de arte, pois o uso da fotografia já era suficiente para retratar a realidade.
Com base nesse pequeno enredo, meu sentimento como artista me faz  basear na imagem como ela é, sem ilusões ou minhas emoções. E ao longo da minha carreira me fez especializar na reprodução de imagens. Isso, no modo de muitos entenderem,  não passa de uma arte rasa, da imagem pela imagem. Eu contraponho esse pensamento, no que diz respeito a aplicabilidade das técnicas. 
O "simples" fato de reprodução exige do artista a fidelidade com o objeto de referência. Isso requer do artista uma grande capacidade de observação e posteriormente reprodução fiel.
Eu, como uma apaixonado pela reprodução de imagens de pessoas, digo que não há nada de pobre na arte.
Deixo com vocês uma das minhas artes, onde reproduzo a imagem da atriz Marilyn Monroe. Toda a arte foi feita manualmente por mim. 
A superfície é fibra de vidro, a técnica foi aerografia, usando o aerografo Badger Renegade Krome e a tinta é Ateliê Edson Martins, a base de solvente.
Veja o passo a passo dessa tela:









 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO SER UM PROFISSIONAL APRENDENDO PELO YOUTUBE

PINTURA AUTOMOTIVA